O Bosque do Fundamento
… uma ilha de biodiversidade!!!
O bosque do fundamento, assim designado pelo seu mentor, foi concebido ao longo de seis anos (1996 a 2001) e nasceu de um compromisso de uma família, que dedicou os seus fins de semana a plantar diversas variedades de árvores num terreno com 9 hectares. Em 2015, este terreno destaca-se dos restantes existentes na sua envolvência, os quais se destinam exclusivamente a fins comerciais.
A mais-valia económica adicionada a este terreno advém da sua capacidade de gerar madeira de serração, lenha para aquecimento, pastagem e água para o gado, pinhões, medronhos e mel.
A mais-valia ambiental adicionada resulta da transformação de um solo pouco fértil num solo mais rico, devido à camada de folhas em decomposição na sua superfície, à produção de alimento e locais de abrigo para a vida da selvagem e à redução da pegada de carbono dos proprietários.
A mais-valia social adicionada resulta da segurança proporcionada aos seus proprietários, que têm consciência do valor energético nela presente, e do bem-estar proporcionado: não só aquele que resulta das visitas regulares mas, essencialmente, o que resulta da consciência de que estão a contribuir para a produção de oxigénio e para a promoção da vida selvagem.
Solicite-nos mais informação sobre este projeto.
Publicado a 29-10-2015
O Bosque da Azenha
… a diferença feita por um homem!!
O bosque da azenha foi concebido por um homem enamorado pelas árvores. Trata-se de um caminheiro, pintor e escultor, que em dada fase da sua vida passou a recolher, juntamente com a sua companheira, sementes de árvores durante as suas caminhadas, armazenando-as e germinando-as num apartamento. Quando a oportunidade surgiu, utilizou essas sementes para transformar numa tela viva o terreno que é hoje a sua morada.
Atualmente sem mais espaço de terra para plantação, continua a fazer germinar sementes que criteriosamente recolhe e que disponibiliza para as propriedades vizinhas.
A mais-valia económica adicionada a esta propriedade advém da sua capacidade de gerar madeira de serração, lenha para aquecimento, azeitonas para a produção de azeite e diversas variedades de frutas (nozes, diospiros, maças, nêsperas, etc..).
A mais-valia ambiental adicionada resulta da transformação de um terreno abandonado e demasiado íngreme para a prática de agricultura num bosque vigoroso cheio de vida e diversidade, na capacidade de proporcionar alimento e locais de para a vida selvagem e na redução da pegada de carbono dos proprietários.
A mais-valia social adicionada resulta deste espaço ser atualmente lugar de visita obrigatória pela família e amigos, tornando-se um lugar mágico de eleição para momentos de convivo de um avô com os seus netos.
Solicite-nos mais informação sobre este projeto.
Publicado a 29-10-2015